São Luís Srosoppi é o primeiro santo friulano depois de 1200 anos passados desde a canonização de Paulino de Aquileia. É ele também o primeiro santo da família filipina, após São Filipe Néri, fundador dos padres Filipinos.
Luís Srosoppi, nascido em Údine na Itália em 1804, é o terceiro de três irmãos, e terceiro sacerdote da família.
Carlo nasceu do primeiro matrimônio de Antonia Lazarini com Francesco Filaferro falecido quando exilado em Klagenfurt, entrou no seminário e se fez padre pilipino. Giovanni Battista nasceu do segundo matrimônio com Domenico Scrosoppi, um ourives udinese, e também entra no seminário e se torna padre diocesano.
Luís segue as pegadas dos irmãos e entra no seminário de Údine, realiza com grande diligência e proveito todo o currículo dos estudos, valendo-se de excelentes professores. É ordenado sacerdote na catedral de Údine em 31 de março de 1827. Celebra e prega na igreja de Sta. Maria Madalena anexa ao Oratório filipino do irmão Carlo. Suas homilias foram: na primeira missa sobre a humildade, na segunda sobre a Misericórdia de Deus, na terceira sobre o ingresso das almas justas no Paraíso.
Como fundador das Irmãs da Providência Luís Scrosoppi foi um protagonista atravessando o século 1800.